segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FALANDO SOBRE A GRANDE MÃE OXUM!




OXUM NO BRASIL








Oxum é um Orixá feminino da nação Ijexá adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o Orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, em Oxum, os fiéis também buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões e na vida financeira, tanto que muitas vezes é chamada de Senhora do Ouro que outrora era do Cobre por ser o metal mais valioso da época.





Na natureza, o culto à Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos identificados por chorões.






  • Candomblé Bantu - a Nkisi Ndandalunda, Senhora da fertilidade, e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi, tem semelhanças com Oxum.
  • Candomblé Ketu - Divindade das águas doces, Oxum é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter filhos e protegendo-as durante a gravidez. Protege, também, as crianças pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de Mamãe por seus devotos.




OXUM NO BATUQUE

Oxum no Batuque, orixá da riqueza, do ouro e das águas doces. Rege a fecundidade protege o feto e a criança durante a gestação. Mulheres grávidas ou que querem engravidar recorrem a Oxum para que lhe dê proteção.

Qualidades de Oxum no Batuque:

  • Oxum Docô: matriarca e idosa. (sincretizada como Nossa Senhora Aparecida)
  • Oxum Pandá: moça, coquete e vaidosa (sincretizada como Nossa Senhora da Conceição)
  • Oxum Demum: entre Pandá e Docô (meia idade - adjuntó somente com Ossain)
  • Oxum Pandá Ibeji - oxum criança

Fica ai um pouco sobre essa nossa grande mãe Oxum. Nas próximas postagens falaremos mais sobre Mamãe e outros Orixás! Motumbá a todos os irmãos de fé!

"Feliz é aquele que tem fé no seu Orixá... e no Orixá dos outros!" (Pai Agenor Miranda Rocha)

Por Jeff Willian - Fonte (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário